Agenda 21 Local

5 Fóruns 21, 5 freguesias, 58 participantes, 11 vetores…

Foram assim as ações desenvolvidas no âmbito do projeto Agenda 21 Local.

Indo ao encontro dos objetivos do programa, a Câmara Municipal descentralizou a discussão em torno das linhas e vetores estratégicos de ação que sobressaíram com a elaboração do diagnóstico e realizou uma sessão em cada freguesia do território concelhio.
De 20 de junho a 5 de julho, os munícipes tiveram oportunidade de se pronunciarem sobre o que gostariam de ver melhorado no seu Concelho e participar nas sessões calendarizadas previamente e definidas pelos presidentes das respetivas juntas de freguesia, a 28 de maio.
Em termos médios, o número de participantes por sessão rondou os 11, tendo Cabanas de Viriato registado o menor número de pessoas (3) e Beijós, o maior (31) correspondendo a 53,4% dos participantes globais.
A adesão da população desta freguesia surpreendeu pela positiva e foi demonstrativa do elevado espírito de comunidade dos seus habitantes, preocupados em contribuir para o desenvolvimento sustentado do território onde se inserem. Em todas as freguesias, os participantes enalteceram a iniciativa que consideram uma boa prática da Câmara Municipal.
Terminados os Fóruns 21, destacam-se como áreas prioritárias de ação enunciadas pelos participantes:
- proteger e valorizar o ambiente;
- promover a competitividade dos recursos endógenos;
- fixar e atrair jovens;
- promover a qualificação urbana e dos espaços de lazer.
Os resultados serão analisados a curto prazo, com vista à construção de um plano de ação que reflita as preocupações e opções apontadas pelos munícipes.
A Câmara Municipal agradece a colaboração dos munícipes que participaram nesta fase e tratando-se de um projeto participativo, de envolvimento e interativo, apela a todos para que se envolvam no processo Agenda 21 Local e contribuam para a sua concretização.

Data de Publicação: 09/07/2015