Atividades Desportivas

ADEF

II Encontro de Grupos de Dança Moderna do Concelho e I Encontro de Grupos de Ginástica

O Pavilhão Municipal de Carregal do Sal acolheu o II Encontro de Grupos de Dança do Concelho, no domingo, dia 20 de maio.

Organizado pela ADEF – Associação de Desporto e Educação Física do Concelho de Carregal do Sal, o evento ficou marcado por uma novidade/inovação: pela 1.ª vez realizou-se o Encontro de Grupos de Ginástica, monitorizados pela coletividade.

A 1.ª parte mobilizou 4 grupos de dança moderna do Concelho: LivrEstilo de Vila Meã; Onda Viva, de Beijós; Rithmos de Dança Moderna da Sociedade Filarmónica de Cabanas de Viriato e 12 JP de Papízios.

Apesar de uma tarde marcada pelo frio e pela chuva, e de ao mesmo tempo estar a decorrer a final da taça de futebol, o evento teve ainda assim a adesão de alguns munícipes que se associaram ao evento e ali permanecerem durante cerca de 2:30h.

Cada grupo de dança apresentou duas coreografias, totalizando 8 apresentações que constituíram a 1.ª parte do evento e após as quais se seguiu um pequeno intervalo.

Era então chegado o momento de congregar os grupos de ginástica de manutenção que estão ativos na sequência de um projeto que a própria associação implementou no ano transato e que leva os técnicos da coletividade às localidades proporcionar às populações a prática de atividade física contribuindo para o bem-estar físico e psicológico das mesmas.

Dos 120 praticantes com quem trabalham, uma boa parte fez questão de participar no evento de domingo transformando o pavilhão Gimnodesportivo municipal num palco onde imperou boa disposição, muita atividade e motivação. Os grupos forma chamados, um a um - Carregal do Sal, Papízios, Vila-Meã, Oliveira do Conde, Parada, Cabanas de Viriato, Sobral e, do Concelho vizinho, Canas de Senhorim – mas apresentaram-se em atividade, todos juntos, partilhando o mesmo espaço e perseverança. Durante cerca de uma hora, os grupos, acompanhados pelos técnicos, fizeram aquilo a que poder-se-ia chamar uma aula de ginástica e, no final, também o público foi chamado a juntar-se àquela moldura em movimento.

No final Gonçalo Borges, Presidente da Direcção da ADEF-CCS, fez os agradecimentos que se impunham, designadamente à Câmara Municipal, aos grupos de dança moderna participantes, aos grupos de ginástica e não esqueceu o Clube de Futebol de Carregal do Sal, onde estava previsto decorrer o evento, caso o tempo o permitisse, pela disponibilidade demonstrada. Gonçalo Borges agradeceu ainda ao público que, salientou, ser em maior número do que na primeira edição, o que, no seu entender, era positivo e lhes dava alento para continuarem a trabalhar.