Educação

Audição de Finalistas

“ Estilos Musicais” superlotou o Centro Cultural de Carregal do Sal. Audição de Alunos do 4.º ano do Concelho superou expetativas.

Muita música, animação, cor e alegria… Foram os ingredientes da Audição de Finalistas realizada no dia 12 de junho, no Centro Cultural de Carregal do Sal.

Organizada pelo Conservatório de Música e Artes do Dão, no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular - ensino de música, em parceria com a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, o espetáculo foi soberbamente desempenhado pelos alunos do 4.º ano do Agrupamento de Escolas do Concelho.

As turmas representaram diversos estilos musicais acompanhados, em muitos casos, pelas vozes dos próprios que, simultaneamente, dançaram e representaram aspetos do quotidiano, relacionados com os ritmos em causa.

Apresentado por Cláudia Matos, o espetáculo, desenvolvido em duas séries, foi concebido por Paulo Gomes e Luís de Matos, diretores do Conservatório e supervisionado por Pedro Carvalho, coordenador das AEC (Música) no Concelho que, com os restantes professores de música - Ana Cláudia, Ricardo Figueiredo, Rita Costa, Nuno Carvalho, Ricardo Figueiredo e Pedro Fernandes – se desdobraram para garantir a melhor prestação dos alunos. Do reggae, passando pelo jazz, techno, pop, samba, disco, bossa nova, chá-chá-chá, funk, rock, blues e hip-hop, o resultado foi sempre surpreendente. Por isso, o público correspondeu - superlotou o espaço, ávido por assistir ao desempenho das crianças – e aplaudiu entusiasticamente o fantástico trabalho apresentado pelos artistas de palmo e meio.

À semelhança do que acontece sempre nas audições promovidas no âmbito das Actividades de Enriquecimento Curricular, houve lugar a discursos de circunstância. Usaram da palavra respetivamente Paulo Gomes, do Conservatório de Música; Carlos Martelo, em representação do Agrupamento de Escolas e Atílio dos Santos Nunes, edil carregalense. Unânimes nos elogios ao espetáculo e principalmente ao magnífico trabalho de todas as pessoas envolvidas principalmente dos mais novos, todos afirmaram o orgulho por tantos talentos do Concelho.

O autarca carregalense, Atílio Nunes, foi mais longe e lembrou que estas iniciativas são resultado do processo de formação das crianças e, por isso, enfatizou o papel dos pais e encarregados de educação que assumem, nestes casos, particular importância.

“Estilos Musicais” encerrou com chave de ouro: alunos, professores e auxiliares de ação educativa em palco, juntos, na canção “Há sempre música entre nós”, da artista carregalense Dina. E, mesmo a encerrar a Audição, foi anunciado: a festa foi filmada e o Agrupamento de Escolas vai oferecer um DVD com a filmagem a cada aluno participante.