Educação

Cerimónia de Receção ao Professor

Distinção dos Melhores Alunos de 2012/2013 Alunos do 4.º Ano distinguidos pela primeira vez

Antecipando o início do ano letivo 2013/2014, o Auditório do Centro Cultural do Concelho de Carregal do Sal acolheu, no dia 4 de setembro, a cerimónia de Receção ao Professor e Entrega de Prémios aos Melhores Alunos.

A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Carregal do Sal, apresentou este ano uma novidade: a distinção dos melhores alunos do primeiro ciclo - 4º ano, como forma de motivação e incentivo.

A receção aos convidados foi realizada no átrio do espaço cultural, seguindo-se a sessão solene no respetivo auditório.

Depois de constituída a mesa, composta por Atílio Nunes, autarca anfitrião, que presidiu; David Justino, Presidente do Conselho Nacional de Educação; Artur Saraiva, Presidente da Assembleia Municipal; Herminio da Cunha Marques, diretor do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal e Luís Fidalgo, Vereador da Educação, usou a palavra o autarca anfitrião que, de imediato, pediu um minuto de silêncio pelos dois bombeiros do Corpo de Bombeiros de Carregal do Sal, recentemente falecidos, vítimas dos fogos florestais que assolaram a Serra do Caramulo. Atílio Nunes lembrou que aquele não era, portanto, um dia de festa mas de pesar por esses chegando a ponderar a possibilidade de adiar a cerimónia onde se encontrava não o tendo feito respeitando a vontade do pai de um dos bombeiros falecidos que iria a sepultar nessa tarde.

Dirigindo-se depois aos professores e alunos, deu-lhes as boas vindas e felicitou os alunos premiados e os respetivos pais, encarregados de educação, familiares e amigos.

Seguiu-se a intervenção do Vereador da Educação, Luís Fidalgo que aludiu à tragédia que assolou o Concelho- a morte de jovens – apresentado a sua solidariedade, para depois sublinhar que, apesar de tudo, a vida continua e há que enfrentá-la com coragem e empenhamento. Dirigindo-se depois à comunidade educativa presente lembrou as alterações constantes dos últimos tempos e lamentou que um dia destes em vez de fazermos a cerimónia de Receção ao Professor teremos que fazer a de “Adeus ao Professor” colhendo um aplauso efusivo da plateia.

Orador seguinte, Hermínio Cunha Marques, diretor do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, agradeceu a presença de todos e felicitou o bom desempenho dos alunos ao longo do passado ano letivo, deixando ainda uma palavra de incentivo para que estes continuem a ser os melhores ao longo da sua vida académica. Terminou a sua intervenção frisando que o Agrupamento ainda não está satisfeito e que mesmo tendo bons alunos quer que mais sigam o exemplo destes.

Ponto alto da cerimónia – a alocução do palestrante convidado. David Justino, ex-Ministro da Educação e atual Presidente do Conselho Nacional de Educação, desenvolveu o tema “Educação: Juntos pelo Sucesso”, e abordou questões como o abandono escolar, a retenção dos alunos em alguns anos de escolaridade em vez dos vulgos “chumbos”, às estatísticas… E frisou, não é o sucesso que o preocupa, mas sim o insucesso. Reportando-se a dados concretos sobre a Educação, lembrou que uma boa escola não é aquela que aparece nos 1.os lugares do Ranking mas aquela que, a cada ano, vai subindo alguns lugares demonstrando preocupação e resultados no que à qualidade de ensino diz respeito.

Ao longo do seu discurso, David Justino fez ainda referência à importância da Educação vinda do seio familiar para o sucesso dos discentes no meio escolar, afirmando ainda que o melhor professor não é aquele que é considerado pelos alunos como sendo “porreiro”, mas sim, o professor exigente que, em vez de se baixar aos alunos, faz os alunos subir. A propósito frisou, será este professor que mais tarde será recordado.

Quase a terminar a sua intervenção, o Presidente do Conselho Nacional de Educação reportou-se aos profissionais da educação para enfatizar que há muito bons professores desempregados sublinhando que ele próprio pertence a “uma geração egoísta” que ocupou bons lugares e de onde se recusa a sair. Em relação aos jovens alunos, e como os seus amigos costumam dizer, “porque és um otimista fundamentalista”, afirmou acreditar na juventude e deixou uma mensagem de encorajamento aos alunos para continuarem a trabalhar no sentido da excelência pois, mais cedo ou mais tarde, esse esforço acabará por ser reconhecido e recompensado: “têm de ser bons por iniciativa própria, e por terem consciência que lhes vai ser útil para a sua vida futura e não tendo apenas o prémio como objetivo”.

Antes da cerimónia de entrega de prémios aos Melhores Alunos, o presidente da edilidade carregalense, Atílio Nunes, agraciou o palestrante com a oferta de uma lembrança e recebeu depois, ele próprio, das mãos do diretor do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, uma salva gravada que aludia ao ”seu empenho e dedicação para com a Educação no seu Concelho, ao longo dos 24 anos como Presidente”.

Último momento da sessão, foi a distinção aos Melhores Alunos do Ano Letivo transato, a quem foi ofertada uma obra literária e um diploma aos alunos do 4.º ano e aos restantes, um livro, um troféu personalizado e uma quantia monetária.

Encerrada a cerimónia, os convidados seguiram para a Escola Básica 2 de Carregal do Sal onde lhes foi servido o almoço convívio.

MELHORES ALUNOS ANO LETIVO 2012/2013

4.º ano

Ana Filipa Vilhena da Silva

Andreea Isabelle Mihai

Beatriz Oliveira Alexandre

Bruna Farinha Lourenço Silva

Clara Santos Mota

Daniel Coelho Pereira

Gonçalo da Maia Martins Domingues

Gonçalo Manuel Fernandes Fonseca

Guilherme Alexandre Santos Moitas

Jiali Qiu

João Rafael Marques Tiago

Juliana Soares de Almeida

Laura Inês M. Amaral Rosas de Sousa

Maria Batista Cardoso

Maria João Martins Amaral

Mariana Vieira Fidalgo

Mário João Ribeiro Miranda

Martim Sérgio Martinho

Matilde Correia Lima

Raquel Mendes S. Faria Figueiredo

Rita Maria Borges Bonifácio

Telmo Rafael Rocha Elias

Tomás Joel Rodrigues Borges

Violeta Santos Carreira

 

6.º Ano

Beatriz Dias Oliveira

Diogo Neves Veloso Marques

Fábio Alexandre Ramos Martins

Gustavo Ferreira Gomes

Inês Diogo Pina

João Pedro Modesto Serra

Sofia Alexandra Henriques da Cunha Marques

 

9.º Ano

Ana Raquel Fonseca Queirós Carvalho

Ana Sofia Dias de Figueiredo

Celina Veloso de Campos

Inês Raquel Pinto Gomes Amaral Pereira

José Filipe Ferreira Soares de Melo

Tiago Filipe Rodrigues Costa

 

12.º Ano

Ensino profissional

Diana Beatriz Alves Rodrigues

Jessica Cabral Silva

Mariana Alves Cortez

12.º Ano

Daniela Nikaitow de Oliveira

Edgar Fernando Martins Ribeiro

Tatiana Soares Costa