Educação

Educação

A Câmara Municipal de Carregal do Sal optou, desde há muito, por uma política de desenvolvimento consolidada, estando sempre atenta às necessidades da comunidade escolar no sentido de proporcionar mais bem-estar e melhor qualidade de vida.

Mas os objetivos são, na maioria das vezes, condicionados por uma série de fatores. Por isso, e depois de uma análise cuidada e rigorosa em que se equacionaram as prioridades do Concelho nesta área, foram traçadas as grandes linhas orientadoras e de intervenção.

Através de um diálogo permanente com as Entidades do Concelho a esse propósito, foram estabelecidos contatos com o Poder Central para alertar para as reais necessidades do setor, nomeadamente a criação de estruturas que contribuíssem para uma crescente qualidade educativa. O executivo camarário de então pôs mãos à obra.

Os edifícios das Escolas do 1º ciclo e Jardins de Infância sofreram obras de beneficiação e ampliação, e um elevado número de Escolas foi apetrechado com mobiliário novo e material escolar em falta há já algum tempo.

Atenta à evolução tecnológica e aos desafios informáticos de então, a Câmara Municipal dotou as Escolas, através do programa Prodep, com equipamentos audiovisuais como televisores, vídeos, equipamento informático, Internet e equipamentos afins de modo a que a aprendizagem fosse facilitada e o desenvolvimento inteletual das nossas crianças, garantido. A par, implementou projetos como “A net vai às escolas”, e “A net vai aos Jardins de Infância”.

Mas os desafios não pararam e, alguns anos depois, surgia a renovação dos Parques Escolares a nível nacional. Carregal do Sal posicionou-se, então na linha da frente com a aprovação da Carta Educativa do Concelho, uma das primeiras a nível nacional que obteve aprovação da Administração Central.

Os anos foram passando, as Escolas dos diversos níveis de ensino foram sendo aglutinadas até consolidação do Mega Agrupamento – o Agrupamento de Escolas do Concelho de Carregal do Sal.

O passo seguinte foi a construção de novas estruturas educacionais e eis que a Câmara Municipal empreendeu obras de recuperação/reabilitação do ex-Colégio Nun’Álvares no atual Centro Educativo que acolhe, desde o ano letivo 2012/2013, as crianças do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo da União das Freguesias de Currelos, Papízios e Sobral, da Freguesia de Oliveira do Conde e da Freguesia de Parada. Uma estrutura equipada com o mais moderno equipamento de ensino e constituída por diversos espaços didáctico-pedagógicos entre os quais, salas TIC, artes plásticas, pavilhão polivalente, Gabinete de Enfermagem, salas de acolhimento e refeitório. O Centro Educativo Nun’Álvares possui ainda em funcionamento uma Unidade para Crianças com Espetro de Autismo, devidamente equipada, graças à Fundação Lapa do Lobo.

O Parque Escolar Concelhio foi reestruturado com a implementação de um Pólo da Escola Básica Aristides de Sousa Mendes, esta em funcionamento desde 1999, em Cabanas de Viriato, estruturas que servem as crianças das Freguesias de Beijós e Cabanas de Viriato, desde o pré-escolar até ao 9.º ano de escolaridade.

No âmbito dos estabelecimentos de ensino do Concelho contam-se, ainda, a Escola Secundária de Carregal do Sal e a Escola Básica N.º2 de Carregal do Sal, ambas dotadas de pavilhões gimnodesportivos que permitem a realização das atividades desportivas com as condições desejáveis.

E a preocupação do Município com a Educação e condições de ensino é constante e permanente pois o processo de educação/formação deve começar desde muito cedo e o ditado lá o diz “De pequenino é que se torce o pepino!”…

Assim, desde há vários anos que a Autarquia se empenha em promover e possibilitar atividades que visam o enriquecimento dos conhecimentos dos mais novos. Nessa perspetiva, apoia as visitas de estudo e ações culturais diversas, como por exemplo, o apoio que presta ao Agrupamento de Escolas na realização do Carnaval da Criança e garantiu, durante vários anos, as Atividades de Enriquecimento Curricular que, no ano letivo 2013/2014 passaram a ser da responsabilidade do Agrupamento.

O transporte escolar dos alunos do seu Concelho para os respetivos estabelecimentos de ensino são igualmente assegurados cumprindo o imperativo legal, mas não só. É a Câmara Municipal que garante as deslocações para o Pavilhão e Piscinas Municipais possibilitando, desta forma, o acesso dos alunos do pré-escolar e 1.º ciclo à atividade física e motora contemplando a modalidade de natação (não obrigatória) no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular.

E porque o relacionamento da Câmara com as Entidades do Concelho sempre se pautou pelo bom entendimento e a estreita colaboração, são realizadas frequentemente campanhas de sensibilização e prevenção, atividades culturais e lúdicas para que os mais pequenos consigam fazer do mundo um lugar melhor.

Todas estas estruturas de ensino são resultado de um esforço e empenhamento comuns de todos os envolvidos na sua concretização e na luta pela qualidade do ensino.

Os melhores alunos do ensino básico e secundário vêem o seu trabalho e esforço serem reconhecidos e recompensados. A Câmara Municipal concede-lhes, anualmente, prémios de distinção, por mérito, em cerimónias solenes marcadas para o efeito e que coincidem com a Receção aos Professores. Aos alunos mais carenciados do ensino pós - secundário, a Autarquia atribui bolsas de estudo.

Estão, assim, asseguradas todas as condições para que a qualidade de ensino no Concelho seja elevada. Contribui para tal o Espaço Internet (onde é dada formação gratuitamente) e a Biblioteca Municipal, onde as crianças e jovens, por iniciativa própria, podem fomentar o seu conhecimento.

A estas valências, e mais recentemente, junta-se o ensino da música, garantido pelo Conservatório de Música e Artes do Dão, com quem foi firmado um protocolo de parceria tripartido que envolve a Câmara Municipal, o Conservatório e o Agrupamento de Escolas.

Carregal do Sal já tem Conselho Municipal de Educação constituído por 16 elementos, porque é nas crianças e jovens de hoje que está o futuro de amanhã. Importa, por isso, unir esforços, dar as mãos e lutar por melhores condições na e para a Educação.

No entanto, a Câmara Municipal não se preocupa apenas com a Educação e formação dos alunos do seu Concelho. Preocupa-se, também, com a formação constante dos seus funcionários promovendo cursos de formação, workshops, seminários… nas instalações da Câmara, disponibilizando-lhes tempo para que possam incrementar ou consolidar conhecimentos.

Porque o saber não ocupa lugar, queremos aumentá-lo a cada dia, todos os dias!

Data de Publicação: 01/10/2013

Rede Escolar

Ementas das Escolas

Serviços

Mapa Mensal de Refeições 1º CEB

Ficheiro disponível para download em formato Excel que deverá ser preenchido e posteriormente submetido aos serviços de Acção...

Protocolos | Contratos

Conselho Municipal de Educação

Carta Educativa do Concelho