Museu Municipal

O Edifício

O Museu Municipal de Carregal do Sal encontra-se instalado no antigo edifício brasonado tradicionalmente conhecido pela população local como «Casa das Correntes» ou Solar dos Soares de Albergaria. O Imóvel é um belíssimo exemplar da arquitetura de meados do Século XX, de indelével planta em L, constituído por piso térreo e andar nobre. Da sua gramática decorativa sobressaem as sóbrias e elegantes fachadas, a arcada do alçado sul com escadaria em granito de dupla entrada e, virada a Norte, a varanda alpendrada, ao lado da qual ostenta o brasão de armas dos Albergarias.

Todo o seu conjunto sugere conceções arquitetónicas adotadas nas residências senhoriais beirãs, dos Séculos XVIII/XIX, evidenciando uma clara solução de compromisso enraizada nos valores da tradição. Todavia, a «Casa das Correntes» foi mandada edificar há cerca de quatro décadas por Manuel Soares de Albergaria, um grande e generoso amigo da terra infelizmente desaparecido.

Entretanto, constituindo, desde os meados dos anos oitenta, do passado século, uma preocupação do executivo camarário arranjar um espaço condigno para conservar e expor as colecções do Município, designadamente de arte contemporânea, escultura, armaria, arqueologia e etnografia, viria, por escritura lavrada em 28 de Novembro de 1988, a adquirir aquele antigo “solar”, então pertença da Família de Pedro Manuel Soares de Albergaria e Sousa, para ali ser instalado o tão desejado museu do Município.

Nesse sentido, na década de noventa do século XX, aquele antigo imóvel viria a sofrer algumas modificações no seu interior, tendo como objetivo a adaptação de novos espaços considerados indispensáveis ao exercício e ao cumprimento da sua nova função. Passou, desde então, a ser constituído por quatro salas de exposições permanentes, uma sala de exposições de curta duração, reservas, gabinete administrativo, receção, livraria e loja, ficando o espaço da arcada destinado à cafetaria e atendimento do público, processo que viria, então, a ser concluído com a preservação da traça original do edifício.

Não obstante o facto de o museu não estar instalado num edifício construído de raiz, adequado a essa função, essa circunstância não foi impeditiva à definição de um planeamento de organização do espaço para a instalação e exposição dos seus bens culturais, à implementação de áreas funcionais e de serviços técnicos. Assim, foi necessário dividir a sala de reservas e contemplar as acessibilidades para a circulação dos visitantes, onde viria a ser também colocado um elevador para pessoas com dificuldades de locomoção.

-O termo «Casa das Correntes» foi atribuído pela população local, pelo facto de o imóvel possuir uma cercadura de proteção em frente à fachada principal, constituída por cerca de uma dezena de “frades” em granito, aos quais foram afixadas correntes em ferro.

-Pedro Manuel Soares de Albergaria é um descendente colateral da nobilíssima família Soares de Albergaria, de Oliveira do Conde, Carregal do Sal, onde ainda residem, num outro solar do Século XVII, descendentes diretos da mesma família.

Fontes bibliográficas:

«Roteiro do Museu Municipal de Carregal do Sal», Edição da Câmara Municipal de Carregal do Sal, Carregal do Sal. 2006

«O Museu Municipal Manuel Soares de Albergaria, Carregal do Sal, das Origens à sua formação, colecções, espaços, educação e património do Concelho». Edição da Câmara Municipal de Carregal do Sal, Carregal do Sal. 2007.

Data de Publicação: 12/11/2013

Exposições Permanentes

Exposições Temporárias

"cidades inVisíveis"

Exposição de pintura de MARIA BARROS ABREU, patente na Galeria da Arcada do Museu Municipal Manuel Soares de Albergaria de 05...

"Cartas de Tarot"

Exposição de Pintura da artista Lira Keil patente no Museu Municipal de 04 a 31 de julho - prolongamento da exposição até 31 de...

Coleção de Postais Coleção de Postais

Exposição de coleção particular de postais de Marco António Viegas de Oliveira, patente no Museu Municipal de 16 de junho a 31...

Circuitos Arqueológicos

Atividades Culturais

CONVITE CONVITE

10.º Aniversário do Museu Municipal Manuel Soares de Albergaria

Visitas Guiadas

Dados Estatísticos