Notícias

Abertura do Ano Letivo

Receção ao Professor/ Distinção dos Melhores Alunos/ entrega formal de materiais das mais recentes escavações arqueológicas

A Câmara Municipal realizou, na manhã do dia 12 de setembro, mais uma cerimónia de boas vindas aos professores e distinção dos melhores alunos do ano letivo 2017/2018.

A sessão realizou-se no Centro Cultural de Carregal do Sal, presidida pelo edil carregalense, Rogério Mota Abrantes, que se fez acompanhar na mesa pelo Presidente da Assembleia Municipal, Jorge Gomes; pelo Vereador da Educação e Cultura, José Sousa Batista; pelo diretor do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, Herminio da Cunha Marques e pelo orador convidado, José Ventura.

 Coube ao Presidente da Assembleia abrir as intervenções da cerimónia, seguindo-se a de Hermínio Cunha Marques, diretor do Agrupamento de Escolas.

Momento alto da sessão foi o momento seguinte com a distinção aos Melhores Alunos de 2017/2018 – 23 no total, chamados por níveis e ordem alfabética crescente. Apenas uma aluna não pôde comparecer fazendo-se representar pela avó, Maria do Carmo Soares Albergaria Rodrigues.

O património arqueológico foi o mote das intervenções que se seguiram pois como referiu José Sousa Batista, orador seguinte, “Falar de património é falar de memória | Falar de património é falar de identidade | Falar de património é falar do passado, das nossas raízes, mas, sobretudo, permitam-me a ousadia, é falar de futuro.”

Fazer o ponto de situação sobre as escavações e o património pré-histórico concelhio foi o desafio ao orador seguinte, José Ventura, responsável e coordenador das mais recentes escavações arqueológicas no Concelho. E este não se fez rogado. Aludiu aos 33 anos de trabalhos realizados no Concelho (por diversas equipas).
Depois procedeu à entrega  formal dos materiais arqueológicos encontrados nas últimas escavações, ato simbolizado com a assinatura da respetiva listagem, em triplicado, pelo próprio, por Rosa Maurício, responsável pelo Museu Municipal (onde esse espólio ficará salvaguardado) e pelo Presidente da Câmara Municipal de Carregal do Sal.

Rogério Mota Abrantes encerrou depois a cerimónia. Numa intervenção sucinta, o edil carregalense dirigiu palavras de circunstâncias a professores e alunos e focou depois o seu discurso no processo de descentralização da Educação; na Lei-quadro da transferência de competências para as autarquias locais e na nova Lei das Finanças Locais.

Terminou afirmando que “a Câmara Municipal de Carregal do Sal estará de “pedra e cal”, como sói dizer-se, para que o nosso Concelho, neste processo, possa beneficiar e nunca vir a ser prejudicado” pois “a aposta na Educação, no futuro de todos nós (...) é e será sempre uma prioridade deste município.”

Data de Publicação: 13/09/2018