Notícias

Rede Social assinalou Dia Internacional P’la Eliminação da Violência Contra as Mulheres

O Salão Nobre da Câmara Municipal encheu-se com os jovens das turmas do 7.º ano do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, representantes de entidades e público para abordar uma das temáticas da atualidade – os diferentes tipos de violência.

Foi na segunda-feira, dia 27, para assinalar o Dia Internacional Pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, que a Rede Social sensibilizou todos para esta temática, reforçou o papel de todos na denúncia de situações de que tenhamos conhecimento pois estamos perante um crime público, pelo que não o devemos silenciar.

A isso fez referência Ana Cristina Borges, presidente da Rede Social, na saudação de boas vindas, altura em que aproveitou também para agradecer e congratular o Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal e a Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário da GNR do Destacamento Territorial de Santa Comba Dão pela total envolvência e colaboração na sessão.

Em nome do Agrupamento de Escolas concelhio e em representação da turma CEF- Operador de fotografia, a professora Josefa Reis agradeceu à Rede Social o desafio proposto, na pessoa da vereadora Ana Cristina Borges e explicando o trabalho desenvolvido pela turma – realização de entrevistas, introduziu a leitura de diversos testemunhos por 5 alunos presentes na sessão convidando todos os presentes à visualização do filme que se seguiu, realizado pela turma CEF.

Seguiu-se a intervenção do cabo Ricardo Sousa. O elemento da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário da GNR do Destacamento Territorial de Santa Comba Dão começou por fazer o enquadramento legal do crime de violência abordando os diferentes tipos reconhecidos na lei. Apresentou ainda um gráfico com os números referentes a este crime em Portugal e referentes ao Concelho de Carregal do Sal.

Terminou a colaboração na sessão ao interpelar diversos alunos colocando-lhes questões sobre comportamentos a fim destes identificarem se, perante as situações apresentadas, tal seria ou não considerado violência.

Ao encerrar a sessão Ana Cristina Borges agradeceu a presença de todos, sublinhou uma vez mais a colaboração das entidades que constituem a Rede Social e, de forma específica, os que colaboraram mais diretamente na iniciativa. Dirigindo-se aos alunos, terminou com uma mensagem: “sejam felizes e façamos os outros felizes!”.

Depois, alusivo à iniciativa, foi entregue a todos um marcador de livros.

Data de Publicação: 06/12/2018