RedeCSal

Bibliotecas Escolares e Municipal do Concelho de Carregal do Sal

Breve Historial

Rumo à educação do Século XXI, aproximamo-nos da criação de um serviço que dará outras respostas às necessidades emergentes de uma sociedade da informação e do conhecimento, que exige formas diferentes de competências literácias e novas relações com o saber. Apenas mais um passo, uma etapa e simultaneamente um contributo que a Rede de Bibliotecas de Carregal do Sal pretende oferecer no caminho para a construção de uma verdadeira comunidade de aprendizagem, onde os esforços conjuntos, as sinergias dos diversos parceiros locais, possam contribuir para qualificar processos e inovar ao nível das metodologias educativas e culturais.

Uma Rede de cooperação, constituída formalmente em 22 de Abril de 2008, na presença da Dra. Teresa Calçada, Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, que atingiu uma nova dimensão ao nível da partilha e do trabalho colaborativo entre as diferentes Escolas, Biblioteca Municipal e Museu, com a criação do seu próprio Portal, onde ficará alojado o catálogo colectivo; contribuindo decerto para um conhecimento mais aprofundado dos recursos educativos existentes, mas também permitindo uma gestão mais eficaz, no âmbito concelhio, ao nível documental e informativo. Nessa ótica, é também da responsabilidade das técnicas da Biblioteca Municipal o tratamento técnico do acervo da Biblioteca Escolar do Centro Educativo Nun’Álvares.

Consideramos que se trata também de uma resposta concreta às actuais preocupações, onde a tecnologia cada vez mais se associa à própria aprendizagem e à construção de saberes, num processo de mudança que nos obriga a adaptar serviços e atitudes, inclusive as que se relacionam com o conceito de colecção, bem como da promoção de dinâmicas na área das literacias.
Mais do que criar um repositório de informação, é nossa intenção provocar a interacção e reforçar formas de comunicação na e com a comunidade, inclusive virtual, que dê sustentabilidade a projectos consistentes de formação de utilizadores (digitais) e seja um meio de partilha de práticas, de promoção da leitura e de difusão cultural.

O Grupo de Trabalho – Bibliotecas Escolares e Municipal do Concelho de Carregal do Sal é constituído pelos representantes das Bibliotecas dos Estabelecimentos de Ensino Públicos, da Biblioteca Municipal de Carregal do Sal e do Museu Municipal Manuel Soares de Albergaria.

Tem como objectivos principais criar e dar continuidade à organização e gestão de projectos de intervenção e cooperação na área das Bibliotecas, Mediatecas e Centros de Recursos Escolares e desenvolver nas escolas, em colaboração com a Biblioteca Municipal de Carregal do Sal e o Centro de Formação, actividades de formação e autoformação nos domínios da biblioteconomia, animação, dinamização e promoção da leitura.
 
Visite a Rede de Bibliotecas de Carregal do Sal em http://rb.carregal-digital.pt

Data de Publicação: 15/06/2010