Serviços

Serviços da Biblioteca

Referência e informação

Para orientação dos utilizadores na Biblioteca e apoio nas pesquisas bibliográficas

Livre acesso

Todos os documentos que estão na sala de leitura encontram-se em livre acesso, podendo o utilizador consultar a documentação que necessita de forma autónoma.

Consulta local

Alguns documentos, tais como obras de referência, enciclopédias e dicionários destinam-se apenas à consulta na Biblioteca. Estas obras encontram-se identificadas com um carimbo a vermelho.

Empréstimo domiciliário

O empréstimo domiciliário abrange todas as obras pertencentes ao fundo documental da Biblioteca, com excepção das obras de referência devidamente assinaladas, periódicos, CD-ROM, DVDs, cassetes VHS e CD-audio.

Fotocópias

Para documentação em regime de consulta local.

Acesso às tecnologias de informação

A Biblioteca oferece, também aos seus utilizadores a possibilidade de acesso às novas tecnologias de informação e comunicação através de computadores disponíveis nas diversas salas.

Catálogo informatizado

Os utilizadores da Biblioteca têm acesso ao catálogo informatizado (OPAC). Através deste é possível efectuar pesquisas bibliográficas por autor, título, assunto, colecção, cota etc.

Animação do livro e da leitura

Este serviço assenta na implementação de projectos que tenham por base a ideia de que a aquisição de hábitos de leitura e o prazer de ler passam necessariamente pela apreensão do livro pela criança de uma forma lúdica.

Animação cultural

Assenta no princípio de que a Biblioteca é um organismo vivo e activo que disponibiliza um conjunto variado de actividades, exposições, encontros com escritores, conferências, debate, etc. Cooperação com as escolas Através de actividades diversas: visitas guiadas à biblioteca, apoio às Bibliotecas Escolares e participação em actividades de animação.

SABE - Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares

A criação de uma rede concelhia de bibliotecas revela-se verdadeiramente importante, devendo cada biblioteca ser entendida como um centro de recursos de livre acesso e um centro de iniciativas inseridas na vida pedagógica da escola, aberto e interligado com a comunidade.

Neste sentido, a Biblioteca Municipal de Carregal do Sal propõe-se apoiar as escolas na organização das bibliotecas escolares, dando especial relevância à criação de um catálogo colectivo da Rede Concelhia de Bibliotecas de Carregal do Sal, meio privilegiado para a promoção da cooperação que se poderá estabelecer, com a adopção de um sistema integrado de aquisições e de partilha de colecções, assegurada pelo empréstimo inter bibliotecas.

Garantir a qualidade da informação divulgada no catálogo colectivo, através de critérios de descrição e de linguagem documental comuns, é outra das funções que a Biblioteca Municipal considera de grande valor, objectivo que procurará manter com o apoio técnico permanente a professores e auxiliares de acção educativa com funções em bibliotecas escolares.

O apoio prestado efectiva-se na orientação e esclarecimentos técnicos sobre a organização de bibliotecas e tratamento técnico documental dos fundos das bibliotecas escolares.

Centro Documental do Museu Municipal Manuel Soares de Albergaria

O Centro de documentação do Museu Municipal Manuel Soares de Albergaria é um pequeno centro de recursos integrado no museu municipal. Criado pelos imperativos do novo conceito de museologia, segundo o qual, todos os objetos que constituem um acervo museológico devem ser objeto de um estudo minucioso da sua história, origem, autoria, etc. este estudo é feito, em grande parte, com base em pesquisas bibliográficas.

Toda a bibliografia consultada para o estudo das diferentes colecções museológicas é também parte integrante do próprio museu, como tal, este espólio documental tem também um espaço físico consignado. Da necessidade de criar esse espaço físico surgiu o Centro Documental.

Com o aumento da procura pelo saber gerado pelos diversos atores sociais, cada vez mais, o conhecimento registado se apresenta como um bem social e cultural, fazendo-se necessária a disponibilização da informação aos utilizadores. Dessa forma, tornou-se imprescindível o trabalho de tratamento técnico, organização, recuperação e disseminação do acervo documental existente no museu por parte da Biblioteca Municipal.


Data de Publicação: 27/09/2011